Defesa Civil de Teutônia criará plano de contingência para Linha Harmonia
O coordenador da defesa Civil de Teutônia, Valdemir dos Santos Lima “Japonês”, participou do Espaço Aberto desta terça-feira (28/5) para atualizar a última verificação em Linha Harmonia. A Defesa Civil de São Paulo e o Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma), estiveram no domingo na localidade para novas análises.
Estes dados permitirão criar um plano de contingência para Linha Harmonia. “Se chover a quantidade definida de milímetros em tantas horas, os moradores devem seguir um plano de saída temporária. As pessoas precisarão aprender a conviver com esta situação”, explica Lima. “Prefiro pedir para as pessoas saírem dez vezes e não acontecer nada do que deixar de pedir uma vez e algo acontecer”, complementa.
O promotor de Justiça de Teutônia, André Prediger, também acompanha o trabalho e aguarda o relatório do Gama, composto por por técnicos e pesquisadores da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Defesa Civil estadual, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS).
Acompanhe.